sábado, 16 de junho de 2012

OS SUPER HERÓIS ( e seus poderes )


artigo publicado hoje, na seção Hoje é dia de...
Caderno alternativo, jornal o Estado do Maranhão


                                    Todo mundo teve, em sua infância e adolescência, um super-herói. O de minha simpatia era o Zorro (não o das histórias em quadrinhos, mas o do romance A marca do Zorro do Johnston McCulley, que reli três ou quatro vezes.) Mas gostava também de Tarzan, Cisco Kid e do Fantasma. Não entendia muito bem o Flash Gordon.
            Mas, não é que estão descobrindo coisas desse pessoal que, na época, não estavam ao alcance da imaginação das crianças que os liam? Pois é, acabam de comprovar o que muita gente já desconfiava: o Batman é gay, Robin é seu caso  e quem confirmou isso foi seu próprio criador. Revelada, assim, a identidade secreta  dos super-heróis ( na base do “não existe herói  tão super que ‘super-e’  seus sentimentos ocultos”), ouso revelar , agora, o que pouca gente, por sua vez, desconfiava: os mais  famosos super-heróis tem equivalentes brasileiros. Senão, vejamos:

1.      O PROFESSOR X. Principais poderes: Sendo o maior telepata do universo, pode ler, influenciar e controlar a mente de qualquer pessoa ao redor, além de projetar sua consciência – da vítima – para fora do corpo.
            Versão Brasileira: Zé Dirceu, também chamado o Mestre Zé. Domina com extrema facilidade a mente de qualquer petista ao redor, o que significa controlar também a mente de todos aqueles que não são petistas, mas querem ficar à sombra do poder. Jamais projetou, contudo, a consciência de suas vítimas para fora do corpo, até porque nunca soube exatamente o que seja isso.

2.                 WOLVERINE.. Principais poderes: Dotado de poderoso fator de cura (seu corpo se recupera de qualquer doença), praticamente não envelhece. Tem sentidos aguçados como o de um animal selvagem e de cada uma de suas mãos  projetam-se três garras.
Versão Brasileira: Lula, também chamado Lula-lelé-rine. Tem poderoso fator de cura, como recentemente comprovado. Envelhece pouco, tanto é assim  que ninguém sabe ao certo a sua idade. Possui os sentidos tão aguçados na “selvageria” dos interesses políticos que consegue controlar desde “cobras criadas” a “tucanos ensandecidos”. Suas mãos só não conseguem projetar mais garras porque lhes falta um dedo.

3.                 ÁQUA-MAN ( o rei dos sete-mares). Principais poderes:  Além de respirar em baixo d’água e controlar mentalmente seres marinhos, possui super-força, enorme velocidade e resistência física incomparável.
Versão Brasileira: Carlinhos Cachoeira, também chamado Cachoeira-Pinga-Pinga. Não respira tão bem em baixo d’água como, sobretudo, em ambientes putrefatos (gabinetes estatais que exalam corrupção). Controla mentalmente os seres mais inimagináveis da política, a custo de muita grana. Possui resistência física invejável, o que lhe dá a capacidade de permanecer em completo silêncio por horas e horas, dias e dias, meses e meses, sem estar morto.


                                          


4. MULHER-MARAVILHA. Principais poderes: Além de força e agilidade a mulher-maravilha tem o poder de se comunicar com animais e voar a grandes velocidades. Possui o inquebrantável laço-da-verdade, que força qualquer vítima a falar a verdade.
            Versão Brasileira: Xuxa, também chamada Xuxa- a Maravilhosa. Possui notável agilidade, especialmente em cenas de sexo com parceiros infantis. Tem o poder se comunicar ‘às mil maravilhas’, tanto com os baixinhos - nos palcos da tevê-, como com seus pais, na própria alcova. Possui o laço-da-mentira, que faz todo mundo acreditar nas mentiras que conta (Por exemplo, todo mundo acreditou que ela foi estuprada na infância, quando, ao contrário, ela é que estuprava garotos, em filmes pornôs).

5.                 SUPER-HOMEM. Principais poderes: Em sua origem era à prova de balas, podia dar grandes saltos e corria mais rápido que uma locomotiva, mas era muito frágil diante uma kriptonita . Seus poderes foram diminuídos por seus próprios criadores a partir de 2006.
Versão brasileira: Ronaldinho Gaúcho, também chamado o Super-Dentuço. Quando chegou ao Flamengo, idolatrado por sua grande torcida, parecia à prova de balas, inclusive as perdidas, tão comuns no Rio. Mas dava grandes saltos e corria mais que uma locomotiva atrás de uma ‘perdida’, ou seja, de uma Maria–Chuteira. Aos poucos seus poderes foram diminuindo, mas continua frágil diante de uma...
N.B. (A kriptonita da fraqueza do Super-Dentuço é um pouco diferente daquela do Super-Homem, embora tenha pronúncia final algo parecida. Como abandonou o Mengão e foi parar no Atlético Mineiro parece que ele não se deu muito bem com a ‘Kriptonita’ de Patrícia Amorim, presidenta do Fla.)  Ou vice-versa.
                                                     

                                                            ewerton.neto@hotmail.com                                                                                              http://www.joseewertonneto@blogspot.com

                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário