sábado, 10 de maio de 2014

A SELEÇÃO DE FELIPÃO: UM POR UM



artigo publicado na seção Hoje é dia de...Caderno Alternativo,
jornal o Estado do Maranhão, hoje, sábado

A convocação de jogadores para a seleção brasileira que vai disputar a Copa, já se sabe, é mais debatida nesta terra do que chifre de marido de mulher gostosa na casa do vizinho. Para quem não  sabe, eis as razões de cada um:
            1.Julio Cesar, goleiro. Está jogando num time da terceira divisão do Canadá e, segundo Felipão, foi convocado porque com o frio que faz por lá, aprendeu a ficar mais ‘frio’ nas saídas do gol. A outra versão é que foi para agradar Galvão Bueno. A escolha é sua, leitor.

            2.Jefferson, goleiro. É o melhor dos três, mas, coitado, não joga, o que só se explica por ser mais  uma vítima do racismo velado do Brasil. Por não ser branco, estará condenado ao banco. 
  
            3.Vítor, goleiro. Defende o Galo. O problema  é que o galo que ele defende já não canta faz um bom tempo.



                                                     





            4.Daniel Alves, lateral direito. Espera-se que na Copa jogue tão bem quanto faz propaganda de banana.

            5.Máicom. Lateral direito. Não parece com Lothar, o amigão do Fantasma, nas  antigas histórias em quadrinhos? Talvez por isso, costuma  sumir e aparecer quando menos se espera. Como um fantasma.

            6.Marcelo. Lateral-esquerdo. Já foi apontado, anos atrás, por Maradona como o melhor jogador em atividade na Espanha. Hoje virou reserva de um português chamado Coentrão. Mudou Maradona ou mudou Marcelo?

            7.Maxwell, lateral esquerdo. Quem é ele mesmo?

            8.Tiago Silva, zagueiro. Andou brigando com Ibrahimovic do Paris St. Germain,  onde joga, por causa de Lucas, outro brasileiro do time. Se brigar pela bola com o mesmo entusiasmo...

            9.David Luís, zagueiro. O cabelo é uma mistura do penteado de  Elba Ramalho com o do ex-jogador colombiano Valderrama. Espera-se que seu futebol não seja influenciado pela mistura.

            10.Dante, zagueiro. A única semelhança que tem com o homônimo mais famoso e poeta de A Divina Comédia  é que de vez em quando também pratica comédias, embora não tão divinas assim . Quando pega  uns dribles de Cristiano Ronaldo, por exemplo.  

            11.Henrique, zagueiro. A única explicação para ter sido convocado e não Miranda ( dez vezes melhor) é que ele faz parte da ‘família’ Felipão.  Família íntima, chê! Um jornalista escreveu que adoraria gostar da sua mulher o tanto que Felipão gosta de Henrique.

            12.Paulinho, meio-campo. Era o melhorzinho daquele time do Coríntians que ganhou um título mundial com um time bem treinado, mas  meia-boca. Faz um tempão que vive na reserva  do Tottenham , mas não abre nem meia boca para reclamar.

            13.Fernandinho, meio-campo e  Luis Gustavo, idem. Felipão adora jogadores assim, sem identidade e brilho especial, sendo bastante que baixem o sarrafo, de vez em quando, até na alma do juiz, se for possível.   




                                                       
                                                 



            13.Hernanes, armador. É bom de bola e pode decidir jogos com chutes potentes  à la Rivelino. Mas possui um grave defeito para Felipão,  Comissão Técnica, e críticos esportivos do Sul do país, etc.  É nordestino.

            14.Ramires. Tem inteligência futebolística suficiente para não entender o que se passa na cabeça de Felipão, o que é sua maior virtude.

            15.Oscar, armador. É um Oscar que já ganhou, antes da Copa, o Oscar da dissimulação: inventou que estava contundido para se preparar para a Copa. Para os patrioteiros de plantão, é um filho da pátria. Para Zé Mourinho, técnico do Chelsea, onde joga, um  filho da p...

            16.William, armador (ou seria  ponta de lança?) Tem aquela cara que parece com alguém que você já viu em algum lugar: desde  motoboy passando por pagodeiro e flanelinha, a, até mesmo,  jogador de futebol. Ou seja, às vezes o cara lembra até ele mesmo.

            17.Bernard, atacante. Felipão já disse que o menino tem alegria nas pernas. É da ‘sagrada’ família Felipão, com alguns genes um pouco diferentes. Felipão, como se sabe, o que tem muito é alegria nos bolsos.




                                                          





            18.Neymar, atacante. Vem sendo preparado para carregar o resto do time nas costas e mais o Felipão, o Parreira, o Murtosa, o José Maria Marin, a Dilma, etc. Haja peso no lombo do craque! Preocupados com isso já foi montado  o PLANO  B ( B de Bruna Marquesine). Qualquer vacilo do craque, a garota estará pronta, a peso de ouro,  para entrar em ação e aliviar a pressão do rapaz. Vale ou não vale mais ouro do que o da taça?  

            19.Hulk, atacante. Caso Neymar não dê certo, só mesmo um super-herói para salvar a Pátria e lá está ele: O Incrível Hulk, tão bem-dotado fisicamente, segundo a rede Globo, que muitas mulheres não perceberão os gols do atleta, mais atentas que estarão ao desempenho do seu bumbum.   




                                                 





            20.Fred, centro avante. Mulherengo, costuma jogar um dia sim outro não, dependendo se seu dia de farra é o dia sim ou não. Felipão já disse que só permitirá sexo na concentração se não houver malabarismos. Será que vai ficar espiando? Tem cara mesmo de que goza com o malabarismo dos outros.

            21. Jô, centro avante. Felipão queria Diego Costa, mas o gajo, que não é besta, mandou a família Felipão às favas.  Em seu lugar entra Jô para en-JÔ-ar de perder gol.

            PARREIRA, auxiliar técnico. Mundialmente famoso por ser um técnico retranqueiro, mantêm também a boca retrancada o tempo todo e faz disso a melhor profissão do mundo.  Toda vez que sua boca murcha verga mais um cm para baixo ganha quilômetros de dinheiro. ( obs. Há quem diga, no entanto,  que a melhor profissão do mundo não é a dele, mas de Murtosa, outro auxiliar de Felipão que ninguém sabe o que faz, mas é especialista em assar churrascos para o chefe).                                                             ewerton.neto@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário